domingo, 19 de julho de 2009
O segredo do grão
Sonhos. Pobreza. Burocracia. Intrigas. Um filme que se passa na França e conta a história de um homem de 60 anos que decidiu se divorciar da esposa e iniciar uma nova vida. Sua nova namorada é uma mulher árabe que tem unma pensão simples e uma filha.
Ele trabalha na manutenção ds barcos do porto, mas por sua idade e improdutividade é despedido. Sua vida perde o sentido e ele tem que aguentar as agressões da ex-mulher, a cobrança dos filhos e impotência diante do sistema capitalista injusto.
Eis que ele ve uma oportunidade. Resolve pegar um dos barcos abandonados e velhos para montar um restaurante. Para realização desse sonho conta com a ajuda dos filhos, da filha da nova namorada e da ex-mulher. Contudo ele logo vê que investir nesse empreendimento não será nada fácil, a começar por toda burocracia envolvida. Suas esperanças se transformam em uma corrida frustrante e desesperada para conseguir um empréstimo e os documentos.
Além de abordar a miséria o filme também trata de preconceitos, uma vez que a nova família do personagem principal (Slimane Beiji) é árabe. Ainda podemos discutir sobre hipocrisia e ciúme, representadas não só pela rivalidade entre famílias quanto pela complacência às cafagestagens de um dos filhos.
Diretor: Abdel Kechiche
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário