domingo, 26 de julho de 2009

Formas de entrar em contato com clássicos...


No meio da programação alienante e entediante da tv aberta, a cultura se destaca com programas que tentam explorar nosso intelecto de maneira diferenciada. Ao invés de histórias insossas sobre jovens perfeitos, temos uma tentativa de fazer o adolescente/pré-adolescente e até adultos se aproximarem de alguns clássicos da literatura.

Trata- se do programa Tudo que é sólido pode derreter. Uma garota chamada Thereza está no ensino médio e estuda obras clássicas da literaura, envolvendo- se nas tramas e traçando um paralelo com sua própria vida. Seus dramas parecem buscar respostas nos livros.

A série foi composta por 13 capítulos e pode ser conferida de segunda a quinta as 18:45, quinta também as 13:00 e de domingo as 20:30. Ou quem preferir pode conferir os episódios no próprio site.


Naturalmente, ao longo da história, essa não foi a única tentativa de tentar familiarizar as pessoas com obras consideradas difíceis. A própria GLOBO tentou algumas vezes, inclusive ano passado com a controversa Capitu, ou até mesmo ano retrasado com O primo basílio em filme.

Enfim, essas iniciativas são muito importantes porque os clássicos têm esse nome por algum motivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário