sábado, 11 de abril de 2009

A CRISE E A CULTURA

Por muitos meses falou- se que a crise não atingiria o Brasil porque nossa economia era forte. E se atingisse nós rapidamente nos recuperaríamos. Enquanto isso cada dia mais pessoas perdiam seus empregos e tentavam fazer acordos desvantajosos com seus empregadores. Milhares de manifestações foram feitas para protestar contra os efeitos da crise. Até que finalmente resolveram assumir que tínhamos problemas.

O maior problema é que com o crash da bolsa de New York em 1929, o Brasil foi o único país que saiu praticamente ileso da crise. Isso porque naquela época existia uma política de queima de café que acabava com os excedentes, mantendo empregos e deixando a economia girar. Por isso criou- se a ilusão de que o Brasil sempre se safaria.

Creio que os efeitos da crise possam também ser observados nos cinemas. Os filmes mais "alternativos" ficam pouco tempo em cartaz e não aparecem em todos os cinemas que fariam parte desse circuito não massificado. O HSBC Belas Artes intercala vários filmes e alguns ficam com sessões em péssimos horários. Enfim, precisa ser muito ingênuo para não perceber que nossa situação não está muito boa. Tudo isso nos leva a concluir que estar entre as 20 maiores economias do planeta não significa muita coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário