segunda-feira, 20 de abril de 2009

Beleza Americana


Meio antigo, clássico, vencedor do Oscar... Quase todo mundo já viu esse filme. Eu mesmo já vi 4 vezes! Mas resolvi escrever...

A história nos mostra uma família tipicamente americana que vista a distância parece um modelo a ser seguido, mas vista de perto nota- se que é um pouco desequilibrada. Podemos extrair disso a crise nos valores modernos que colocam a família perfeita no centro do pensamento. A filha está sempre descontente com sua aparência e sua vida. A mãe é o exemplo da pessoa que entrou totalmente na lógica ilusória do capitalismo, dando mais valor as coisas materiais do que as relações humanas. E o pai virou submisso de todos e não ve mais satisfação e felicidade em nada, a não ser na sua masturbação matinal. Já a moça principal se sente uma pessoa comum demais e para se destacar cria uma personagem vadia.

Fora isso ainda tem os vizinhos estranhos! Cada personagem possui um segredo ou um incômodo consigo mesmo que vai sendo revelado ao longo do filme.

A família não representa mais a segurança e a satisfação que deveria representar. Ninguém suporta mais a convivência do outro. As relações humanas se tornam impossíveis porque as pessoas são conformadas, ou fúteis... Todos vivem entediados e para tentar sobreviver criam um personagem. A vida cai numa rotina e ninguém mais consegue se libertar.

Existem sociólogos que chamam esse esvaziamento de sentido da vida de PÓS MODERNIDADE.


Será que desaprendemos a ser nós mesmos? Até que ponto estamos fingindo ser quem não somos?


O diretor Sam Mendes está de parabéns por esse filme que permite tantas reflexões sobre os valores e o comportamento humano.

Um comentário:

  1. Quando assisti pela primeira vez não gostei mas da segunda eu tinha um outro olhar... É excelente e merecu o Oscar de melhor filme.

    ResponderExcluir