terça-feira, 5 de maio de 2009

Virada Cultural

Cine-Gastronômico no HXBC Belas Artes.
Madrugada: das 23 as 6:40.
3 filmes com direito a degustação.
Amor a flor da pele, Ratatouille e Volver.
Degustação: macarrão no 1º intervalo, bolos e trufa no 2º intervalo e café da manhã depois do último filme.
+ bebidas a vontade (sucos Del Valle, Coca-cola, Kaiser Gold, Água Cristal...)


AMOR A FLOR DA PELE
Filme chinês que retrata basicamente uma troca de casais. Num tipo de pensão vivem 2 casais que acabam traindo- se mutuamente. O problema é que o casal principal de apaixona de verdad, mas não consegue ficar junto porque a mulher não está disposta a largar o marido. No fim o amante acaba indo pro Canboja e por lá fica.

O filme tem um ritmo bem lento e muitos realmente não o apreciaram. Possivelmente isso está relacionado com o nosso vício pelo cinema rápido norte- americano.
A verdade é que o filme é muito confuso, principalmente com a sensação de que os atores e atrizes são os mesmos.

Mesmo assim é interessante descobir o cinema que não atinge a grande massa. Algo além dos EUA/Europa.


RATATOUILLE
Muitos já viram essa animação. Eu mesma estava assistindo pela 2ª vez. Ela conta a história de um ratinho que era muito bom cozinheiro, basicamente. É muito bem feita e interessante até pelo seu antagonismo: um rato (animal nojento) que utiliza uma cozinha (lugar que deve ser limpo e não ter ratos).
Definitivamente o filme deixa com água na boca. E afinal, será que qualquer um pode cozinhar mesmo?


VOLVER
Almodover e sua sensibilidade e apelação. É incrível perceber que ver mais de uma vez o mesmo filme pode mudar a impressão que tivemos dele. Na primeira vez que vi não gostei, já na segunda...

Conta a história de uma família de mulheres que estãotentando superaa a morte da mãe ao mesmo tempo que devem lidar com o sumiço da mãe da amiga-vizinha. Uma delas é solteira e nunca deu certo no amor. A outra é casada com um homem folgado, cafajeste e tarado e eles tem uma filha. Uma noite o marido tenta estuprar a menina de 14 anos e ela o mata. A mãe, representada pela Penélope Cruz esconde o corpo e elas tem que lidar com isso também.

Enquanto isso sua irmã está tentandoabstrair o fato de sua mãe aparentemente tr algo mal-resolvido na Terra e ter voltado como espírito.

É legal observar como a Penélope Cruz representa uma mulher batalhadora e corajosa.
Mas a melhor parte defnitivamente são os mistérios que cercam esse aparente retorno espiritual da mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário